Jovem Fm 102 (Itupiranga-PA) Whatsaap: 94 99203-4392
Presidente da COP30 pede mais rapidez aos países para evitar aquecimento do planeta
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Presidente da COP 30 pede rapidez no combate ao aquecimento global
Em uma carta divulgada nesta terça-feira (27), o presidente da COP30 pediu mais rapidez aos países para evitar o aquecimento do planeta.
Esta é a 12ª carta do embaixador André Corrêa do Lago; a primeira de 2026. Nela, o presidente da COP30 disse que a conferência realizada em novembro, em Belém, “alcançou avanços diplomáticos. Porém, mais uma vez, ficou aquém do que esperavam cientistas do clima e comunidades que já vivenciam os impactos da mudança do clima”.
O embaixador lembrou que nos últimos três anos o aumento da temperatura média da Terra vem ultrapassando o limite de 1,5ºC definido no Acordo de Paris, com efeitos no mundo todo. Corrêa do Lago afirmou que as negociações sobre o clima precisam ser mais ágeis:
“O multilateralismo precisa ganhar a velocidade necessária para acompanhar o aquecimento global, sem comprometer a tomada de decisões por consenso".
Presidente da COP30 pede mais rapidez aos países para evitar aquecimento do planeta
Jornal Nacional/ Reprodução
As cartas da presidência brasileira da COP são usadas como estratégia para orientar e mobilizar os debates sobre o meio ambiente. André Corrêa do Lago fica na presidência da COP até novembro, quando começa a COP31, na Turquia. Até lá, ele quer estabelecer, com a ajuda de outros países, diretrizes para a redução do uso de combustíveis fósseis - como petróleo e carvão - e do desmatamento.
"O Brasil vai levar isso ao longo de 2026 desenvolvendo o mapa do caminho sobre a decisão de Dubai, que é do afastamento progressivo dos combustíveis fósseis. Também em Dubai, todo mundo concordou que nós tínhamos que parar e reverter o desmatamento até 2030, mas isso não evoluiu nas discussões formais. Aproveitando que nós ainda temos dez meses de presidência, vamos também apresentar um mapa do caminho sobre o fim do desmatamento", diz André Corrêa do Lago.
LEIA TAMBÉM
ANTES e DEPOIS: veja os principais legados da COP30 em Belém
COP termina sem acordo sobre combustíveis fósseis enquanto ciência prevê aquecimento acima de 1,5°C